sábado, 1 de junho de 2013

Árvores, Sombra e Água Fresca.....

Esta foi a primeira árvore que eu fiz, há muito, muito tempo... Alguns animais ainda não eram espécies em extinção...rs rs rs.
Nunca tinha feito uma árvore antes e não tinha muita idéia de como faria....







No fim das contas, ela foi meio que crescendo sozinha. Não consigo planejar uma árvore do jeito que eu quero e nem copiar uma que eu vejo na rua.  Só uma que consegui alguma coisa como eu queria mas mostrarei nos próximos posts.


A única coisa que eu acabei tendo que "Inventar"  mesmo foi a grama que vocês podem ver na base. Cortar a graminha uma por uma ia levar um milênio então eu criei uma maquininha de cortar graminha fininha que uso até hoje em muitas esculturas.


Aqui nesta foto, se olharem com atenção vão ver um ninho de passarinho que já há muito tempo se foi. Pretendo, em uma próxima árvore, tentar fazer os ovinhos e talvez o pássaro também...rs rs

Eu fiz essa árvore muito tempo antes de ter conhecimento sobre os tipos de papel e envelhecimento do mesmo e então essa árvore ainda foi feita com materiais mais antigos e apesar de ainda existir, foi bastante relegada a segundo plano. Eu fiz para minha mãe, na época, por em cima do piano dela mas não tinha feito ainda nenhuma cúpula de proteção e ela foi, além de amarelando, empeirando ao longo dos anos.

As fotos que vocês estão vendo aqui foram tiradas em 1993 por um fotógrafo amador amigo meu, por isso elas mostram a escultura ainda em boas condições.
Entre 1994 (minha primeira exposição) e recentemente (2012) quando voltei a trabalhar mais intensamente nas esculturas, todas essas antigas foram deixadas de lado e eu descuidei mesmo.






      No inicio de 2011 minha mãe se mudou do antigo apartamento para um novo e durante a mudança, me ligou avisando que a árvore estava muito velha, quebrada e que ela tinha jogado no lixo!
     Eu fiquei furioso:  "Como você joga fora sem me avisar ? Eu posso recuperar". Então corri feito um louco para chegar lá antes do lixeiro e consegui tirar a árvore antes que algum outro lixo tivesse sido jogado por cima...felizmente ela ainda estava por cima de tudo e sem cascas de banana ou qualquer liquido que pudesse ter afetado a esstrutura irreparavelmente.....

     Como vocês podem ver abaixo, eu tive que desmontar ela completamente, e fazer uma reconstituição completa... fora tirar a poeira e tudo mais. Contudo, utilizei apenas o que já existia e não pus folhas ou galhos novos, ou iria ficar em desacordo com o material, cor e textura originais....   

   No final, o resultado não ficou dos piores... não voltou ao que era mas acho que ficou uma reconstituição decente.




Infelizmente o incrível amarelado do papel não tinha reversão então minha solução foi mesmo pintar de branco... não ficou igual ao papela original mas bem apresentável.




     As folhas e a grama, contudo, era impossível pintar... mesmo que eu usasse tinta Spray sempre ficariam pedacinhos ainda amarelados então achei que deixar ela "bi-color" não era de todo mal.....
      Para uma "Senhora"  de 96 anos (é igual cachorro, cada anod de "escultura de papel" conta como se fosse 3...rs rs rs) ela até que está "enxuta"....rs rs rs.

     Eu fiz uma mais recente, apesar de já ter uns 45 em idade de escultura de papel que está em muito melhor estado pois foi feita com papel não-ácido e irei mostrar nas próximas postagens.
    Obrigado para quem apreciou até agora.

                                                       André Luiz Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário