domingo, 19 de maio de 2013

O Papel, pelo Papel, e para o Papel....


  Eu tenho que dizer que esse foi meu primeiro trabalho de "Merchandise" descarado e por assim dizer,  "Encomendado"...rs.

De qualquer modo, eu tenho que contar uma pequena estória sobre essa empresa que me acompanha há quase 20 anosA Filiperson.
Foi em torno de 1994, não me lembro precisamente a data, que minha comadre, Ozana Hannesch,  mãe do meu afilhado Lucas , profissional da área de restauração de documentos, me deu uma aula completa sobre papel e cola. Até então, eu usava qualquer papel, desde papel de máquina de escrever até folha de revistas...
Pois bem, foi ai que aprendi porque certos papéis ficam amarelados e outros não, porque alguns cortam bem, a direção certa de rasgar e por ai vai... E aprendi também como resolver aquele terrível enrugado que a cola deixa no papel.

  Sinceramente, é uma vergonha que eu nunca tenha feito uma escultura exclusiva em homenagem a minha amiga porque certamente meus trabalhos já estariam todos no lixo e não seriam a metade do que são sem tudo que ela me ensinou... mas ela não perde por esperar... Já tenho uma surpresa planejada pra ela, quando o tempo permitir sai....
Voltando a estória, então, seguindo as orientações da minha consultora, fui buscar uma companhia que fizesse papéis especiais que eu precisava. Hoje você compra esse tipo de papel na papelaria mas na época esse tipo de fabricação especial não se vendia no varejo era feito somente para exportação ou encomendada por grandes companhias que faziam documentos importantes.
Achei o endereço da fabrica e lá fui eu, com algumas esculturas debaixo do braço. A empresa nem tinha um serviço de atendimento ao consumidor pois não atendia pedidos individuais.
   Eu fui parar em uma sala cheia de funcionários e estava me sentindo um adolescente de 15 anos entrando na fábrica da     
    General Motors pra mostrar o meu carrinho de rolimã (alguem aqui lembra o que é isso ?).
Dado o inusitado do meu trabalho, eles chamaram o próprio presidente da companhia para falar comigo (naquele tempo não se chamava "CEO").
    O cara achou muito interessante e doido aquilo e resolveu abrir uma exceção pra mim.
  
    Eles não tinham o hábito de patrocinar ninguém e muito menos aceitar encomendas de meia duzia de pacotes de papel...  Vendiam na ordem de toneladas mas no meu caso, concordaram em me ceder 2 pacotes de cada uma das três espessuras que eu pedi
   O problema é que quando eles me falaram "Pacote" eu entendi pacote desses de chamex que vc compra na papelaria mas quando os "Pacotes" chegaram que a coisa pegou.....
    Os tais "Pacotes" tinham UM METRO QUADRADO cada um!!! Não tinha como eu guardar aquilo... Eu tive que tirar várias folhas que eu ia usar e cortar e guardar os pacotes embaixo da minha cama... kkkk
   Além disso, como vocês devem imaginar, eu faço MINIATURAS, logo, aquele papel durou 20 anos... e somente há coisa de uns dois meses que eles acabaram....kkkkk







         Pois então, hoje em dia, eu podia comprar papéis de várias companhias mas acho que devia fidelidade a Filiperson que fez tantas concessões e me tratou com muita consideração quando eu estava começando por isso os procurei e descobri que eles já tinha página no facebook e tudo mais. Em vista dessa consideração, e umas idéias interessantes, eu resolvi fazer uma escultura EM ESPECIAL em homenagem a eles, e mais ainda, homenageando o papel em si, já que foi por intermédio dele que eu consegui dar vida a tantas coisas que eu queria.
      Curiosamente, a estória um pouco que se repetiu pois eu pedi 3-5 pacotes de papel para eles, de cada tipo....e acabou chegando 3-5 CAIXAS de pacotes...kkkkk... alem de pacotes de um metro quadrado.....rs rs rs... mas tudo bem... dessa vez pretendo fazer um uso mais intenso e aproveitar para aumentar o tamanho dos meus trabalhos :-)
      A escultura, que vocês devem ter apreciado ao longo desse texto, mostra na parede o símbolo da Filiperson e do outro lado, o meu "Atelier" virtual e metafórico de trabalho aonde eum homenageio o papel em suas múltiplas expressões, da árvore, até livros....     


Abraços, 
        André Luiz Braga

Um comentário:

  1. Adorei a criatividade. Tudo muito minuciosamente perfeito.Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir