sábado, 18 de maio de 2013

All that JAZZ

  Para os que não sabe, sou um grande fã de JAZZ, alem de um fã menor de alguns outros estilos.
  
  Aprendi 6 meses de piano há vários séculos atrás. Acho que foi devido a me ouvir praticando que os dinossauros foram extintos se jogando num vulcão de desespero....ha ha ha ha.

   Minha mãe, por outro lado, aprendeu piano quando tinha 9 anos e meu avô, na época, vendeu o piano 6 meses depois. Ela nunca mais aprendeu mas em 1987, eu convenci ela a comprar um piano e por incrível que pareça, ela sentou e saiu tocando.... mas não "Cai cai balão" apenas com um dedo da mão direita.... tocou Pour Elise com as duas mãos fazendo solo e acompanhamento. Ela mal sabe ler uma pauta. Mas tira de ouvido qualquer coisa.... com solo e acompanhamento.... Inacreditável... 
   Há coisa de uns 2 anos ela mandou o piano dela aqui para casa para que Melissa pudesse aprender ai então Melissa ficou morando um ano longe daqui e lá se foi a idéia. Hoje ele está aqui e mais desafinado que o Bolinha tocando violino (essa só entendeu quem lia Bolinha e Luluzinha na infância).
  Eu sempre me planejo voltar a tocar... mas a verdade é que antes que qualquer um consiga tocar qualquer feliz aniversário num piano tem que pastar alguns meses só com exercícios básicos... Eu nao concordo com essas técnicas novas aonde se aprende pela música... O cara se torna um pianista de "musicas específicas"... 
    Bem, voltando ao trabalho acima... Fiz na época que estava aprendendo piano e eu queria algo perfeito, teclas que se movimentassem de verdade... Então, se olharem de perto vao perceber que cada tecla foi feita uma por uma individualmente e no prototipo original todas se mexiam.... só tinha um problema: Era impossível alinha-las deixando-as todar retinhas como em um piano real. Eu tentei de tudo mas nada funcionou... em um acesso de raiva, colei todas elas e pronto!!! Infelizmente lá se foi a mobilidade....  
   Entre meus inúmeros projetos da gavêta é ainda fazer um piano aonde as teclas se mexam de verdade :-)

    André Luiz Braga      

Nenhum comentário:

Postar um comentário