quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Doctor Who chegando ao Brasil

Continuando o meu post anterior sobre a série Doctor Who, devo explicar que esse "Alienígena" que já tem agora mais de 2000 anos de idade, apesar de viver quase 700 anos em seu corpo normal, se estiver mortalmente ferido ele tem o poder de "Regenerar" seu corpo fisico, mantendo, obviamente as memórias.  Truque óbvio dos produtores da série desde 1966 para poder trocar os atores de tempos em tempos.    

A nova temporada de Doctor Who trouxe uma nova "regeneração" do Doutor, agora o com o grande ator Peter Capaldi. Um ator de peso e com uma bagagem bem superior aos anteriores. Esta deveria ser a 13 regeneração mas uns dizem que é a 12, confusões de série que nem vale a pena entrar no detalhe.
      A atual companheira do Doutor em suas viagens (Jenna-Luise Coleman) apareceu a primeira vez em um episódio da 7 temporada (pra quem não viu, pare aqui).  Para os que ainda não são fãs da série vale dar uma espiada para apreciar a gata :-)
Neste episódio ele encontra essa moça que diz ter caido no planeta numa nave que se destruiu e foi atacada pelos DALEKs mas ela conseguiu ficar escondida e protegida graças a sua experteza em computação.

Ela ajuda o Doutor ao longo do episódio a fugir de um "Asilo" de Daleks (seres bio cibernéticos mas malignos e terríveis da galáxia).
Mas o curioso é que ao longo de todo o episódio ela aparece dizendo que estava presa no planeta "Fazendo Souffles", o que parece bem estranho
 Ao final descobre-se que ela era humana mas tinha sido convertida em DALEK mas continuava pensando que era humana vivendo um sonho virtual.   
Nesta nova 8 temporada ela reaparece já como humana (mistérios que se desvendam no fim da 7 temporada) e passa a ser a nova companheira do Doutor. Uma das coisas super interessantes que eles puseram na história foi a idéia de que ela chegou a esse mundo em uma "folha" de árvore.  
O que aconteceu foi que numa ventania, uma folha se solta e cai no olho de um rapaz, ele não enxerga por alguns segundos, esbarra em uma moça, conversam, saem e acabam se casando e tendo uma filha, a Clara, justamente essa menina. Apesar das doideiras da suposta ficção científica de Doutor Who, não se pode deixar de admirar a ideía de que um segundo no tempo pode derivar milhões de unversos possíveis.
Eu pensei em construir um tributo a "Clara", a nova companheira deste novo Doutor, incluindo todos os elementos que a originaram na série, a folha, o Dalek, o Souffle.... e este Dalek tem um mecanismo aonde se você girar a cabeça dele para a direita, abre-se um compartimento aonde você pode ver Clara lá dentro em sua cadeira controlando todos os Daleks.

Uma das coisas novas nessa nova temporada, que não sei até que ponto vai funcionar é que dinâmica entre os dois personagens mudou. O antigo Doutor tinha aparência (apesar de 900 anos de idade) de um jovem de 22 e agia como tal.  Eu tenho entendimento que a BBC propositadamente colocou todos os atores jovens nas últimas 3 temporadas para conquistar o público adolescente. O que eles conseguiram, então temos que ver como agora será com um Doutor que tem aparência de um coroa de 55 anos.  Após assistir o 2 episódio já noto algumas diferenças. Com o outro doutor, a Clara (companheira), flertava constantemente com ele e via-se claramente uma quimica entre os dois. Já agora, eles já puseram ela saindo para um encontro com um jovem logo no 2 episódio.  Que mensagem isso passa ao público ? Sejamos preconceituosos com idade ? Vc é a mesma pessoa mas agora que vc é um velho cheio de rugas eu to fora viu ? Não sei, apenas segundo episódio,vamos esperar....
 A BBC produziu uma Turnê para promover a nova temporada levando os dois atores a 7 cidades do mundo e terminando aqui no Rio de Janeiro. Eu tive a oportunidade de ir e levar minha filha, que também é fã para vê-los em pessoa assim como assistir em Premier, o primeiro episódio da nova temporada.  
Nos tivemos a idéia de fazer essas duas esculturas e presentear nossos dois artistas convidados mas infelizmente a BBC fez uma trapalhada e inicialmente proibiu menores de 18 anos, mesmo desacompanhados... e dois dias depois resolveu liberar, nesse momento, bons lugares perto da platéia já tinham sido comprados. Alêm disso, não houve nenhuma canal para autógrafos, perguntas ou cumprimentos que nos permitisse. Então as esculturas ficaram por aqui mesmo e poderão ser vistas na Comic Con Experience no final do ano para quem quiser. Eu tenho que dizer que esse Doutor ficou realmente muito bom, uma das melhores que já fiz.










Nenhum comentário:

Postar um comentário