quarta-feira, 2 de julho de 2014

Era uma vez....

 Bom Dia!
Este trabalho já estava na estante há algum tempo esperando para ganhar um destaque no blog.

 


 Já entrando no espirito das convenções "Nerd" desse ano, como a Comic Con Experience, comecei esse trabalho antes ainda da série de TV  "Once Upon a Time" começar a ser exibida, contudo, ainda a meio caminho do castelo, a série começou e me deu várias idéias e acabei resolvendo fazer esse "Mix" "a la"  StoryBrook incluindo várias referencias a personagens fictícios e de contos de fadas...

 Estão todos por ai e vou desafiar vocês a acharem todos e por nos comentários... rs rs rs.

Entrando no assunto, pois não podia deixar de aproveitar usar meu trabalho para abordar essa questão controversa do imaginário, do perfeito e tudo que vêm por trás dos contos infantís.  

 Tenho muitos amigos, e já ouvi todo tipo de teoria sobre contos de fadas. A ala radical, temos a ala que gosta de viver no antagonismo de que tudo isso foi feito para forçar as pessoas a viver dentro dos padrões sociais pré-estabelecidos,  restringir o papel da mulher, reforçar padrões masculinos e por ai vai.

  

O que muitos desses não percebem que ao assumir essa posição eles se tornam um padrão social da mesma forma que o outro lado. Romper com o sistema é impossível pois se tornar um grupo contra o sistema você se torna um outro padrão dentro do próprio sistema. Não existe um "Neo" sem existir um "Smith"(veja Matrix).

Sendo menos abstrato - Sim, é verdade que contos de fadas não mostram a vida com ela é mas algo perfeito que não existe e o argumento de que as pessoas tentam viver suas vidas e relacionamentos dentro do padrão do "Felizes para sempre" procede. 

Contudo, para tudo existe um outro lado. Quando somos criados (e tem pais que tem essas idéias bizarras) totalmente sem essas crenças, sem acreditar no papai noel,  acabamos também crescendo sem esperança nas coisas positivas e nas partes boas que existem dentro das pessoas.  
      O sapato de cristal da cinderela não significa que as meninas vao por sapatos e vão viver felizes para sempre (AHHH, deve ser por isso que mulher gosta tanto de sapato....), mas quer dizer que existe a ESPERANÇA de que você pode ser feliz, não importa se com um príncipe ou até com sua carreira... mas para uma criança, o conceito de que existe o bem nas pessoas e que as pessoas podem sim, ser boas OU ruins tem que ser passado de forma de imagens...  

A idéia de acordar de um sono de 100 anos com um beijo está mais relacionada com a idéia de finalmente acordar dos sonhos e viver a vida real e ser feliz.
Meninos brincam de Cawboy e nem por isso viram bandidos... o imaginário é importante e ele tem que ser claro e bem definido. É muito confuso para uma criança ver que o herói que salva pessoas dilacera um monte de outras quando está de mau humor. Isso é perfeito para um adolecente. E temos que deixar claro para crianças. 
 
   O jeito certo de explicar que Papai Noel não existe não é simplesmente jogar a bomba mas mostrar uma transição, aonde ele deixa de ser um ente fisico e passa a ser um espirito, ou um sentimento de generosidade e felicidade dentro das pessoas...











 Outro argumento forte contra os estereótipos dos contos de fada sempre vêm pelo lado da religião: Fazer as crianças acreditarem em uma doutrina baseada em coisas imaginárias é ruim, a ciência é o real, religiões são métodos de controle, bla, bla.....



Tudo verdade... sim e eu concordo, temos que ser justos e bons uns com os outros não por causa de uma punição ou ensinamentos divinos mas porque são esses conceitos que vão nos permitir uma coexistencia pacifica, feliz e colaborativa entre os seres humanos.

É importante distinguir. Contos de fadas, que surgiram das mais diversas fontes, são blocos de construção da personalidade, caráter e entendimento da vida mas não estão associadas a doutrinas, religiões ou manipulações sociais de massa.

Não vamos banir belas estórias e maravilhosas esperanças de vida só porque alguns setores da sociedade resolveram usar o mesmo imaginário para manipular e controlar as pessoas para seus interesses. Tudo tem um lado positivo e negativo, se vamos jogar tudo fora pelo que é ruim... com o que ficaremos no final ?



       Espero que tenham gostado e as opiniões, afinal, são minhas e é igual língua, cada um tem a sua e fiquem a vontade para discordar ou pensar a respeito.
       Compartilhem com os amigos se gostarem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário